Nota de esclarecimento quanto às ações e medidas de combate ao coronavírus

16 de julho de 2020 0 Por Psaojoaodaserra

Nota de esclarecimento quanto as ações e medidas de combate ao covid-19.
A Prefeitura Municipal de São João da Serra, por meio da Secretaria de Saúde, em nota divulga ações e medidas de combate ao coronavírus. Desde que começou a pandemia, toda a gestão trabalhou com responsabilidade e cuidado para para com cada cidadão sanjoense.
Barreiras sanitárias monitorando e orientando cada pessoa que chega de fora, pulverização todo e qualquer tipo de veículo, medindo temperatura e em casos suspeitas, uma equipe especifica da Saúde é imediatante acionada.
Cada pessoa recém-chegada que fica de quarentena recebe cestas básicas da Assistência Social, com máscaras, dando apoio e suporte para que o mesmo cumpra sua quarentena.
Quinzenalmente o veículo pulverizador passa desinfectando todas as ruas da cidade, sempre com um locutor orientando e informando sobre a ação do momento e seguidas.
Pulverização de prédios públicos, comércios, igrejas e casas suspeitas de vírus, sempre com retorno.
Rotina de pulverização no Hospital com os postos de saúde, escolas, sede do CRAS, e Secretaria de Saúde.
Lockdons – Tem sido também intensivo, pois sua importância contribui para conter o avanço da Coronavírus.
Entrega de máscaras e álcool em gel para os idosos, em suas residências.
Totens – a cidade tem totens espalhado em todas em todos os pontos, onde a pessoa transitar, tem um totem de álcool em gel.
Recomendações e orientações sobre a forma de agir e se cuidar do coronavírus tem sido intenso em especial pela equipe do NASF.
Quanto aos suspeitos, esses mesmo nessa condição de não confirmado é severamente recomendado a quarentena, além de todo um acompanhamento no sentido de prevenção.
Os confirmados, o quadro clínico define o tipo de acompanhamento da equipe médica, quando leve faz o tratamento e quarentena em casa, quando mais crítico o paciente é internado, e em caso de gravidade é encaminhado para Teresina, sob forte recomendação e cuidado. Outra é que todos os pacientes, quer seja em casa ou no hospital, tem apurado cuidado de enfermagem e médico. Quem precisou sabe.
Busca Ativa – A busca ativa trabalha a detecção de tal pessoa suspeita está ou não, fazendo com que a equipe da Saúde seja hábil no agir.
O perigo mora debaixo do tapete, queremos dizer com isso, que a busca ativa tem revelado os confirmados em São João da Serra, fazendo aparecer no boletim para ser trabalhado, a gestão municipal não quer mídia e sim dar as mãos com a população e enfrentar a coronavírus. Se em alguma cidade mais populacional, existe menos infectados ou não, não a julgamos, pois não conhecemos a realidade de outro campo, nosso campo é São João da Serra, não queremos infectados fantasmas e sim curar os pacientes declarados.
Os casos tem aumentado sim, mas todos os dias tem ações, policia fiscalizando, equipe da Saúde e Social orientando sobre os cuidados, dentre outras.
Olha população de São João da Serra, não adianta fazer todas as ações de combate e um individuo não fazer sua parte.
A Prefeitura está agindo, e sabe, que Com Deus na frente e a população compreendendo e ajudando em vez de fazer politica, será de grande valia.
Vamos primeiro banir a covid-19, depois a gente faz politica
O enfrentamento da covid-19 é uma luta de todos.
Prefeitura Municipal de São João da Serra