Projeto Avançar Cidades será pauta na Câmara em sessão nesta sexta, 21

21 de dezembro de 2018 0 Por Psaojoaodaserra

O projeto passará pelo análise na Câmara hoje a noite

Com o propósito de melhorar a qualidade de vida dos moradores da zona urbana de São João da Serra, bem como gerar emprego e renda, o prefeito Ananias André participou de encontro com o superintendente regional da Caixa Econômica Federal, Francisco Elizomar, para tratar de investimentos do Programa Avançar Cidades, do Governo Federal, que utiliza recursos do FGTS para realizar obras de mobilidade urbana.
Segundo o superintende da Caixa Econômica Federal, Francisco Elizomar, o prefeito Ananias André apresentou proposta no valor de R$ 2 milhões, que podem ser investidos na construção de pontes, pavimentação, iluminação, sinalização de ruas. “São recursos para serem investidos na melhoria das condições de mobilidade das cidades”, diz Elizomar.
Ele explica que o projeto deve ter aprovação da Câmara Municipal e após o aval dos vereadores, a Caixa Econômica analisa o projeto, a viabilidade e com aprovação, o município faz a licitação. Todo o projeto é acompanhado e fiscalizado pela Caixa.
O superintendente esclarece que o processo segue trâmite legal e a prefeitura terá 20 anos para efetuar o pagamento do financiamento, com uma carência de 4 anos, sendo que neste período de carência, a Prefeitura paga somente os encargos financeiros, que são as taxas e juros. “A partir do 5º ano, é que inicia a amortização do contrato, ou seja, o pagamento das prestações do contrato, que é um valor mensal de R$ 18 mil reais. Esse valor é decrescente e ao final do contrato, o valor pago pela Prefeitura chegará a R$ 13 mil reais”, explica.
Elizomar informa que, além de São João da Serra, mais 97 municípios manifestaram interesse em participar do Programa Avançar Cidades. “Eles estão solicitando autorização”. Entre as cidades interessadas estão Teresina, Piripiri, Oeiras, Bom Jesus, São Raimundo Nonato, Floriano, União, Oeiras e outros.
Segundo o prefeito Ananias André, esta é uma forma de fazer investimento na cidade, melhorar as ruas com pavimentação e gerar emprego com a execução das obras. Sabendo que São João da Serra receberá asfalto de qualidade em 18 ruas.“Vamos submeter o projeto à análise e aprovação da Câmara Municipal e torcer para que a cidade possa contar com esses investimentos”, diz.